As redes pública e privada de saúde de Natal receberam 2.324 notificações de pacientes que sofreram de violências interpessoais (ou domésticas) e autoprovocadas no ano de 2023.
Os dados estão no 1º Boletim Epidemiológico de Violências Interpessoais e Autoprovocadas, divulgado nesta terça-feira (9) pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS).
Os dados sobre violência interpessoal e autoprovocada são considerados notificações compulsórias para unidades de saúde de todo o Brasil desde 2014, devendo ser notificados obrigatoriamente pelo profissional de saúde no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), caso observe a suspeita ou confirmação de ocorrências de violência.
Dados na capital potiguar
Das 642 notificações de violência interpessoal registradas em Natal em 2023, 475 das ocorrências foram com vítimas pessoas do sexo feminino.
Segundo o boletim, a violência física foi a que apresentou mais registros, em 418 casos, seguida da violência sexual, com 210 casos.
743 casos de violência autoprovocada, sendo o perfil epidemiológico das vítimas contabilizando
Já a violência autoprovocada teve registro maior de ocorrência também com mulheres: 523 casos registrados (do total de 743).
O boletim também detalhou os suicídios que foram registrados nas unidades de saúde das redes pública e particular. Dos 48 casos notificados, 40 foram de homens, segundo o Sistema Informação de Mortalidade (SIM).
Deixe um comentário