spot_img
spot_img
CidadesExtremozVentos fortes espalham areia sobre ruas e calçadões, causando acidentes na Grande...

Ventos fortes espalham areia sobre ruas e calçadões, causando acidentes na Grande Natal

Os ventos intensos que marcam o período entre agosto e outubro no litoral do Rio Grande do Norte estão provocando transtornos em diferentes pontos da Grande Natal. O fenômeno, comum nesta época do ano, tem espalhado areia sobre vias e calçadões, transformando o cenário em risco para motoristas, motociclistas e pedestres.

.

Na manhã desta segunda-feira (6), uma professora caiu da moto que pilotava ao derrapar na areia acumulada sobre o asfalto da Avenida Litorânea, na praia da Redinha Nova, em Extremoz. O local vem sendo um dos mais afetados pela invasão de areia trazida pelo vento, que constantemente cobre a pista e dificulta o tráfego.

.

Moradores relatam que o problema é recorrente e que acidentes como o da professora acontecem com frequência. Mesmo após limpezas realizadas pelo poder público, o vento volta a cobrir o asfalto em poucos dias.

.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER-RN) informou que está ciente da situação e que realiza ações periódicas de retirada da areia. A última limpeza aconteceu na quinta-feira passada, mas, segundo o órgão, uma nova equipe será enviada nos próximos dias para reforçar o trabalho. “Os ventos fortes fazem com que a areia volte rapidamente à pista, exigindo manutenção constante”, explicou o DER em nota.

.

Na capital potiguar, a Praia do Forte enfrenta o mesmo desafio. A areia vinda da faixa litorânea cobre o calçadão e chega a invadir parte da pista, especialmente no trecho entre a Praça da Bíblia e as quadras esportivas próximas ao viaduto de Santos Reis.

.

O acúmulo tem gerado preocupação entre comerciantes da região, que relatam prejuízos e redução no movimento de clientes.

.

A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) informou que realiza limpeza manual todos os dias e mecanizada semanalmente na área. Com o aumento da intensidade dos ventos nos últimos meses, o órgão reforçou as equipes de varrição e retirada de areia para manter o espaço limpo e seguro para pedestres e ciclistas.

.

De acordo com a Urbana, o serviço será intensificado durante todo o mês de outubro, período em que o vento tende a soprar com mais força na faixa litorânea.

.

A situação nas praias da Grande Natal é reflexo direto das condições climáticas típicas do segundo semestre, quando as rajadas de vento ultrapassam os 50 km/h. O fenômeno natural, somado à falta de barreiras vegetais em alguns trechos, facilita o deslocamento da areia das dunas para as áreas urbanas.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img