Natal recebeu nesta quinta-feira (14) a abertura da VI Conferência Estadual das Cidades, que segue até sexta-feira (15) com atividades no Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e na Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (ESPRN). O evento reuniu autoridades, representantes do poder público e da sociedade civil, e marcou também a posse do Conselho Estadual das Cidades.
.
A etapa estadual da conferência tem como objetivo discutir as propostas aprovadas nas conferências municipais, definir prioridades para o desenvolvimento urbano e eleger os representantes que participarão da etapa nacional, prevista para ocorrer em Brasília.
Durante a abertura, a governadora Fátima Bezerra destacou a importância da educação como base para o desenvolvimento das cidades e mencionou os investimentos do governo estadual:
.
“É preparar essas escolas, por isso que nós estamos fazendo o maior programa de reforma e ampliação da rede estadual de ensino do RN. Já vamos investindo mais de 200 milhões, porque muitas escolas têm a idade quase da cidade e nunca passaram por uma reforma ou manutenção. Então nós temos que cuidar disso, e eu sei que também não é fácil para os municípios.”
.
A VI Conferência Nacional das Cidades, convocada pelo Ministério das Cidades e pelo Conselho das Cidades tem como tema central: “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.
.
O evento estadual funciona como instrumento de gestão participativa da política urbana, promovendo mobilização, sensibilização e diálogo entre governo e sociedade civil sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). A conferência é considerada um espaço estratégico para planejar ações que garantam cidades mais inclusivas, sustentáveis e com justiça social.
Deixe um comentário