spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Assembleia LegislativaAssembleia Legislativa do RN aprova projetos voltados à cultura, saúde e turismo

Assembleia Legislativa do RN aprova projetos voltados à cultura, saúde e turismo

A 31ª reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), realizada nesta terça-feira (26), aprovou 16 projetos de lei que abrangem áreas como saúde, cultura, acessibilidade e turismo. Entre as propostas, destacam-se iniciativas voltadas à preservação cultural e patrimonial do estado.

A deputada Divaneide Basílio (PT) teve dois projetos aprovados: o reconhecimento do Chorinho como Patrimônio Cultural e Imaterial do RN e a instituição do Dia Estadual Tereza de Benguela e da Mulher Negra, a ser comemorado em 25 de julho. Já o deputado Adjuto Dias (MDB) conseguiu aprovar o reconhecimento da Filarmônica Maestro Marciano Ribeiro da Costa, de Tenente Laurentino Cruz, como Patrimônio Cultural Imaterial do estado.

Na área de meio ambiente e turismo, foram aprovadas propostas como o reconhecimento das Dunas do Rosado como Patrimônio Histórico e Ambiental do RN, apresentada pelo deputado Isaac da Casca (MDB), e a iniciativa do deputado Luiz Eduardo (SDD) que estabelece a Praia de Ponta Negra como Patrimônio Paisagístico, Ambiental, Histórico e Turístico do RN.

Saúde, acessibilidade e direitos sociais

A deputada Divaneide Basílio também apresentou um projeto que visa garantir acessibilidade comunicativa para mulheres com deficiência auditiva e visual vítimas de violência doméstica e familiar. Na área de direitos dos consumidores, o deputado Ubaldo Fernandes (PSDB) aprovou uma proposta que obriga aeroportos a disponibilizarem placas informativas sobre os direitos dos passageiros em casos de atrasos e cancelamentos de voos.

Outro destaque foi a aprovação do projeto de lei do Governo do Estado que altera o Programa Estadual de Educação e Cidadania Fiscal, semelhante à Nota Potiguar. A proposta prevê o retorno financeiro (cashback) para beneficiários do CadÚnico e inclui um incentivo ao futebol feminino no estado.

Outras medidas aprovadas incluem a instituição do Dia do Médico Legista, proposto pelo deputado Coronel Azevedo (PL), o reconhecimento de São José de Mipibu como a Terra dos Engenhos, iniciativa da deputada Cristiane Dantas (SDD), e a denominação da RN-015 como Rodovia José Ivan de Oliveira, proposta por Ivanilson Oliveira (União).

Participaram da reunião os deputados Galeno Torquato (PSDB), Hermano Morais (PV), Isaac da Casca (MDB), Isolda Dantas (PT), Ubaldo Fernandes (PSDB) e Vivaldo Costa (PV).

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Verão completo: Parnamirim leva vacinação, fiscalização e serviços essências para a orla

O verão em Parnamirim está completo com o trabalho...

Mídias sociais, desinformação e manipulação política

Faltando pouco mais de oito meses para a eleição...

Verdades esquecidas sobre um projeto de engorda de praia bem sucedido

Gostaria de fazer algumas observações sobre uma matéria publicada...

as facetas da pintura de Assis Costa

Artista que gosta de pintar as memórias de infância...

ativistas do RN celebram avanços, mas desafio é consolidar

O mês da visibilidade trans, celebrado em janeiro, segue...

O mistério de Areia Preta e a solução de David Capistrano

O novo boletim de balneabilidade publicado pelo projeto Água...

Formatura celebra alfabetização de 500 jovens e adultos no RN

“O nosso sonho é que o Rio Grande do...

Prefeitura de Natal despeja pela 19ª vez famílias em situação de rua no Baldo

Cerca de sete barracos foram retirados na manhã deste...

Governo Fátima investe R$ 3,7 bi em 7 anos e projeta mais R$ 1,6 bi em 2026

A gestão da governadora Fátima Bezerra no Rio Grande...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img