spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
JustiçaSTF publica decisão que condena Jair Bolsonaro e aliados por tentativa de...

STF publica decisão que condena Jair Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou nesta quarta-feira (22) a íntegra da decisão que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete aliados por tentativa de golpe de Estado. O documento, com quase 2 mil páginas, foi disponibilizado no Diário da Justiça e marca o início do prazo de cinco dias corridos para que as defesas apresentem recursos.

.

A Primeira Turma do Supremo formou maioria de 4 votos a 1 para condenar o grupo, que, segundo o entendimento dos ministros, atuou para enfraquecer a confiança nas urnas eletrônicas, pressionar militares a aderirem a uma ruptura institucional, usar a máquina pública contra adversários e elaborar planos golpistas que previam até a prisão e morte de autoridades. As ações, de acordo com o STF e a Procuradoria-Geral da República (PGR), culminaram nos ataques de 8 de janeiro de 2023 às sedes dos Três Poderes, em Brasília.

.

Entre os condenados, além de Bolsonaro, estão Alexandre Ramagem (deputado e ex-diretor da Abin), Almir Garnier (ex-comandante da Marinha), Anderson Torres (ex-ministro da Justiça), Augusto Heleno (ex-ministro do GSI), Mauro Cid (ex-ajudante de ordens), Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa) e Walter Braga Netto (ex-ministro da Casa Civil).

.

A decisão, relatada pelo ministro Alexandre de Moraes, não implica prisão imediata dos réus. As penas só começarão a ser cumpridas após o esgotamento de todos os recursos e a conclusão definitiva do processo. Há expectativa no Supremo de que os recursos sejam julgados até o fim do ano, o que pode levar à prisão de Bolsonaro até dezembro, caso as contestações sejam rejeitadas.

.

A defesa do ex-presidente informou que vai questionar o papel de liderança atribuído a Bolsonaro, o que resultou em uma pena de 27 anos e 3 meses de prisão. Os advogados também alegam que não há provas de que a organização criminosa atuava de forma armada.

.

Além dos embargos de declaração, que podem ser apresentados em até cinco dias e servem apenas para esclarecer pontos da decisão, as defesas estudam ingressar com embargos infringentes, recurso que pode alterar o resultado do julgamento. Esse tipo de recurso, no entanto, só é admitido quando há ao menos dois votos pela absolvição. No caso, apenas o ministro Luiz Fux votou pela absolvição de seis dos oito acusados, incluindo Bolsonaro.

.

Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto, por decisão relacionada a outro inquérito que apura possível interferência do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nas investigações sobre o golpe. À época, Moraes justificou a medida por considerar que havia risco de fuga.

.

A Procuradoria-Geral da República informou que não recorrerá da pena de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, cuja condenação foi mantida em dois anos de prisão, conforme acordo de delação premiada.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Verão completo: Parnamirim leva vacinação, fiscalização e serviços essências para a orla

O verão em Parnamirim está completo com o trabalho...

Mídias sociais, desinformação e manipulação política

Faltando pouco mais de oito meses para a eleição...

Verdades esquecidas sobre um projeto de engorda de praia bem sucedido

Gostaria de fazer algumas observações sobre uma matéria publicada...

as facetas da pintura de Assis Costa

Artista que gosta de pintar as memórias de infância...

ativistas do RN celebram avanços, mas desafio é consolidar

O mês da visibilidade trans, celebrado em janeiro, segue...

O mistério de Areia Preta e a solução de David Capistrano

O novo boletim de balneabilidade publicado pelo projeto Água...

Formatura celebra alfabetização de 500 jovens e adultos no RN

“O nosso sonho é que o Rio Grande do...

Prefeitura de Natal despeja pela 19ª vez famílias em situação de rua no Baldo

Cerca de sete barracos foram retirados na manhã deste...

Governo Fátima investe R$ 3,7 bi em 7 anos e projeta mais R$ 1,6 bi em 2026

A gestão da governadora Fátima Bezerra no Rio Grande...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img