spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
AtualizaçõesAssistência jurídica facilita retificação de nome e gênero para pessoas trans em...

Assistência jurídica facilita retificação de nome e gênero para pessoas trans em Macaíba

Desde 2025, o acesso ao direito ao próprio nome tem ganhado um novo caminho em Macaíba. Por meio do Núcleo de Assistência Jurídica Gratuita (NAJG), vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), pessoas trans e travestis do município passaram a contar com acompanhamento jurídico gratuito para a retificação de nome e gênero nos documentos civis, um passo fundamental para a garantia da cidadania.

O serviço funciona como porta de entrada para quem deseja compreender e iniciar o processo. A equipe do núcleo orienta sobre os procedimentos legais, auxilia na organização da documentação exigida pelos cartórios e esclarece dúvidas sobre direitos e garantias assegurados por lei. Em situações específicas, quando o trâmite administrativo não é suficiente, também são realizados os devidos encaminhamentos para a via judicial.

Mais do que uma questão burocrática, a retificação de nome representa a possibilidade concreta de reconhecimento social. Em 2024, uma das pessoas atendidas pelo NAJG foi a jovem Palloma do Nascimento, que aguardava havia mais de quatro anos para conseguir adequar seus documentos à sua identidade de gênero. Com o apoio do núcleo, o processo foi finalmente viabilizado.

Desde 2018, após decisão do Supremo Tribunal Federal e regulamentação do Conselho Nacional de Justiça, a retificação de nome e gênero pode ser feita diretamente em cartório, sem necessidade de ação judicial. Também não é exigida a apresentação de laudos médicos, psicológicos, cirurgias ou tratamentos hormonais, o que representa um avanço importante no reconhecimento da autodeterminação das pessoas trans.

Apesar dos avanços legais, o acesso ao direito ainda esbarra em desigualdades sociais. Para Aisha Lemos, militante travesti e uma das fundadoras do Coletivo LGBT+ Leilane Assunção, a retificação de nome está diretamente ligada à saúde, à dignidade e à segurança cotidiana.

“A partir do momento em que a gente tem o nome respeitado, a gente se sente mais segura para ir a um hospital, para procurar ajuda médica. O nome retificado também facilita o acesso ao mercado de trabalho, porque evita constrangimentos constantes com o uso do nome morto”, afirma.

Segundo Aisha, quando o nome civil não corresponde à identidade da pessoa, isso se transforma em um instrumento recorrente de violência. “Quando descobrem que você não tem o nome retificado, muitas pessoas passam a usar só o nome morto. O nome social vira uma opção, como se fosse escolha de quem chama. Mas o meu nome não é uma opção, é um direito”, destaca.

Ela também chama atenção para o impacto financeiro do processo, que ainda dificulta o acesso para pessoas em situação de vulnerabilidade. “Mesmo com os facilitadores legais, a retificação ainda é cara para corpos marginalizados, que muitas vezes enfrentam fome, falta de moradia e desemprego. Por isso, quando a prefeitura ou uma ONG assume esse papel de facilitador, isso vira um respiro. Gera segurança, gera liberdade de ir e vir”, explica.

Para Aisha, políticas públicas voltadas à retificação de nome são essenciais para garantir direitos básicos. “Ter o nome assegurado permite coisas simples, como ir a um shopping, procurar um emprego ou atendimento médico. São funções básicas do ser humano em sociedade, mas que ainda não são acessíveis para todo mundo.”

Em Macaíba, o atendimento para quem deseja iniciar o processo de retificação acontece no setor jurídico da SEMTHAS, na sede da secretaria, localizada na Rua Frei Miguelinho, por trás da Prefeitura. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Entre os documentos exigidos estão certidão de nascimento atualizada, RG, CPF, comprovante de residência e certidões negativas, conforme exigência do cartório.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (84) 99935-0234.

SAIBA+
SUS passa a garantir nome social de pessoas trans e travestis em todos os atendimentos
Periferia Transborda leva talentos trans e travestis ao Centro Histórico de Natal

Fonte: saibamais.jor.br

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Prefeita Nilda entrega equipamentos e reforça compromisso com a educação na Escola Eva Lúcia de Mendonça

A prefeita Nilda realizou, nesta sexta-feira (06), a entrega...

Ministério Público Federal encaminha denúncia sobre atuação de Epstein em Natal

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte...

Maryana Damasceno reposiciona o cordel nas redes sociais

Lívia Cirne, Natal – RN Entrar com o pé direito...

o #MeGuia traz as atrações culturais de 05 a 09/02

Entre quinta-feira, 5, e segunda-feira, 9 de fevereiro, Natal...

Especulações sobre eleição indireta crescem, mas governo mantém aposta em Cadu Xavier

Apesar do crescimento dos rumores sobre uma suposta desistência...

RN confirma 175 vagas em concurso unificado para Detran, Ipern e Ceasa

O Rio Grande do Norte vai realizar um concurso...

Laboratório confirma superfungo em paciente internado em Natal

O sequenciamento genético realizado por um laboratório de São...

Defensoria vai investigar aumento de taxas em contas de energia no RN

Depois de receber uma série de denúncias sobre aumento...

os assassinos do cão Orelha e os arquivos Epstein

A morte do cãozinho Orelha, que comoveu o Brasil,...