O Governo do Rio Grande do Norte publicou um aviso de licitação para concessão onerosa de áreas do Complexo Cultural Rampa à iniciativa privada. A ideia é que empresas interessadas possam explorar comercialmente o espaço.
A publicação foi feita na sexta-feira (13), no Diário Oficial do Estado (DOE). A sessão pública de abertura será no dia 4 de março às 10h. A medida prevê a instalação de restaurante, bistrô e/ou café, além de máquinas de autoatendimento.
A iniciativa já havia sido anunciada pela governadora Fátima Bezerra no dia 11, durante encontro com a imprensa potiguar. Segundo Fátima Bezerra, a medida permitirá o aproveitamento de áreas ociosas, estimulará a geração de emprego e renda e evitará que o Estado assuma custos operacionais dessas atividades comerciais.
O processo vai ocorrer por meio de Pregão Eletrônico com critério de julgamento de maior lance. O valor da oferta, a título de outorga pela concessão, também terá como beneficiária a população, já que o dinheiro investido integrará o orçamento fiscal do Estado.
A discussão sobre modelos de exploração econômica do Complexo Cultural da Rampa já vinha ocorrendo pelo menos desde 2024. A intenção do Governo do Estado é fazer do equipamento um espaço de lazer, cultura e sede de eventos da cidade, avaliando as melhores propostas para potencializar o uso do espaço.
A Agência SAIBA MAIS buscou a assessoria da Secretaria de Estado da Administração (Sead), responsável pelo aviso de licitação, para uma entrevista a respeito do assunto. A pasta disse que avaliaria a disponibilidade, mas não houve novo retorno até a publicação da matéria.
Complexo Cultural da Rampa
Após quase 17 anos fechado para restauro, reforma e construção, o Complexo Cultural da Rampa foi inaugurado no dia 07 de agosto de 2022. O equipamento está localizado às margens do rio Potengi, e é conhecido por sua relevância histórica, especialmente durante a Segunda Guerra Mundial, quando funcionou como base de apoio para operações aéreas dos Estados Unidos.
Atualmente, o Complexo da Rampa é um centro cultural multifuncional que abriga exposições permanentes e temporárias, além de eventos culturais, artísticos e educativos.O Complexo conta com um museu que narra a participação de Natal na Segunda Guerra, com um viés voltado para a aviação, além de áreas para atividades culturais e sociais. Uma das exposições atuais é o “Mundo Zira”, uma experiência interativa e gratuita que celebra a obra do cartunista Ziraldo (1932-2024).
Fonte: saibamais.jor.br
