Início Política Deputados General Girão e Sargento Gonçalves votam contra urgência de vale-refeição a...

Deputados General Girão e Sargento Gonçalves votam contra urgência de vale-refeição a entregadores

0

A bancada potiguar na Câmara dos Deputados se dividiu na votação do requerimento de urgência do Projeto de Lei 1.579/2025, que obriga plataformas de aplicativos de entrega de comida, como iFood, a fornecer vale-alimentação aos entregadores. A urgência foi aprovada na última quarta-feira (10) por 300 votos a 99, permitindo que o texto seja analisado diretamente no plenário, sem passar por comissões temáticas.

.

Dos oito deputados federais do Rio Grande do Norte, apenas General Girão e Sargento Gonçalves, ambos do PL, se posicionaram contrários à urgência. Os demais seis parlamentares votaram a favor: João Maia (PP), Robinson Faria (PP), Fernando Mineiro (PT), Natália Bonavides (PT), Benes Leocádio (União) e Carla Dickson (União).

.

O PL 1.579/2025, de autoria das deputadas Talíria Petrone (PSOL-RJ) e Juliana Cardoso (PT-SP), determina que as empresas concedam um crédito mínimo de R$ 20 a cada quatro horas ininterruptas ou seis horas alternadas de trabalho do entregador. O benefício será disponibilizado por meio eletrônico, exclusivamente para aquisição de alimentos, sendo proibida a conversão em dinheiro ou desconto sobre a remuneração.

.

Segundo o relatório “Entregas da Fome” (2024), da Ação da Cidadania, mais de 13% dos entregadores vivem em situação de insegurança alimentar moderada ou grave, e 18,5% enfrentam insegurança alimentar leve. Para os autores do projeto, a proposta representa uma ação de justiça social, buscando garantir condições mínimas de dignidade, saúde e nutrição para trabalhadores que sustentam uma das atividades essenciais da vida urbana.

.

Ao reconhecer o papel fundamental desses trabalhadores, a proposta promove a valorização do trabalho, a justiça distributiva e a efetivação dos direitos humanos no Brasil”, afirmou Talíria Petrone, uma das autoras do projeto.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile