spot_img
spot_img
Ciência e TecnologiaIMD/UFRN promove palestra sobre computação quântica e lança ciclo

IMD/UFRN promove palestra sobre computação quântica e lança ciclo

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) realizará, no próximo dia 7 de agosto, a palestra “Computação Quântica: realidade atual, potencial impacto e perspectivas industriais”, ministrada pelo professor Anderson Cruz. O evento terá início às 18h30, com recepção a partir das 18h, no auditório do Centro de Tecnologia (CT) da UFRN, localizado em frente ao Complexo Tecnológico de Engenharia (CTEC).

A entrada é livre, mas os interessados em receber certificado de participação devem se inscrever via Sigaa/Gov.br até o dia do evento. A palestra marca a abertura do 1º Ciclo de Palestras sobre Computação Quântica do IMD, organizado por um grupo de pesquisa composto por docentes do Instituto e outras unidades da UFRN.

As palestras acontecerão quinzenalmente até o final do ano, abordando diversos temas relacionados à Computação Quântica. Participarão palestrantes da UFRN e de universidades nacionais e internacionais. O objetivo é formar capital intelectual e sensibilizar a comunidade sobre a importância de desenvolver essa área.

O professor Anderson Cruz destaca que a pesquisa inicial focará em áreas como Cybersegurança, Inteligência Artificial Quântica, Comunicação Quântica e Mecânica dos Fluidos Computacional. O grupo de pesquisa inclui professores do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp) e do Instituto Internacional de Física (IIF).

Cruz ressalta a corrida global liderada por países desenvolvidos na busca pelo domínio da tecnologia quântica. “Quem tiver uma internet quântica estará potencialmente mais protegido”, afirma, destacando a segurança informacional proporcionada pela Computação Quântica. A capacidade dos computadores quânticos de realizar cálculos complexos rapidamente torna métodos de criptografia atuais inseguros.

O Brasil também tem investido em pesquisas de Computação Quântica. Em 2023, o CNPQ lançou um edital de chamada pública com financiamento total de R$ 9 milhões para três projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em comunicação quântica. Além disso, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciou investimentos de R$ 60 milhões para a criação do Centro de Competência Embrapii em Tecnologias Quânticas, liderado pelo Senai/Cimatec em Salvador (BA).

A Computação Quântica utiliza princípios da mecânica quântica para processar informações, usando qubits em vez de bits. Qubits podem estar em múltiplos estados simultaneamente (superposição quântica) e se conectar de maneiras impossíveis na computação clássica (emaranhamento e paralelismo quântico), resultando em uma velocidade de processamento exponencialmente maior.

Os computadores quânticos também terão maior capacidade de simulação de fenômenos naturais, com aplicações em Química, Biologia, física de materiais e desenvolvimento de medicamentos, entre outras áreas.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img