Início Saúde Mutirão nacional “Dia E” leva 1.500 atendimentos a hospitais universitários do RN

Mutirão nacional “Dia E” leva 1.500 atendimentos a hospitais universitários do RN

0
Foto: José Aldenir/Agora RN.

O Rio Grande do Norte será um dos estados a participar, no próximo dia 13 de setembro, do “Dia E” da Rede Ebserh, mutirão nacional que mobiliza simultaneamente 45 hospitais universitários federais em todo o país. A iniciativa, realizada em parceria com os ministérios da Educação e da Saúde, prevê a realização de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos, beneficiando pacientes que aguardam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS).

.

No estado, três unidades estão envolvidas: o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL-UFRN), a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN) e o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB-UFRN), oferecendo cerca de 1.500 atendimentos. No HUOL, serão realizadas cirurgias de otorrinolaringologia, colecistectomias, procedimentos de catarata e tratamentos com Avastin para doenças da retina. Também estão previstos exames como ecocardiogramas, ultrassonografias, densitometrias ósseas, testes ergométricos e angiografias cerebrais.

.

Na MEJC, os serviços incluirão consultas em ginecologia cirúrgica e mastologia, além de ultrassonografias e mamografias com apoio da equipe de enfermagem. Já no HUAB, em Santa Cruz, serão oferecidas cirurgias ginecológicas, pequenos procedimentos cirúrgicos, consultas em endocrinologia e exames laboratoriais. Para Flávia Andreia Pereira, gerente de Atenção à Saúde, “O esforço concentrado – Dia E – proporciona a ampliação do acesso aos serviços e oferece uma resposta rápida, resolutiva e satisfatória às necessidades de saúde do usuário”.

.

O Dia E faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025, vinculado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula em parceria com o Ministério da Saúde, com o objetivo de reduzir filas e o tempo de espera no SUS. Desde o seu lançamento, a iniciativa mobiliza os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh, promovendo mutirões, turnos extras e envolvendo residentes e graduandos na ampliação do atendimento. Criada em 2011, a Ebserh administra atualmente todas as unidades, que atendem pacientes do SUS, apoiam a formação de profissionais de saúde e desenvolvem pesquisas e inovação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile