spot_img
spot_img
SaúdeMutirão nacional “Dia E” leva 1.500 atendimentos a hospitais universitários do RN

Mutirão nacional “Dia E” leva 1.500 atendimentos a hospitais universitários do RN

O Rio Grande do Norte será um dos estados a participar, no próximo dia 13 de setembro, do “Dia E” da Rede Ebserh, mutirão nacional que mobiliza simultaneamente 45 hospitais universitários federais em todo o país. A iniciativa, realizada em parceria com os ministérios da Educação e da Saúde, prevê a realização de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos, beneficiando pacientes que aguardam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS).

.

No estado, três unidades estão envolvidas: o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL-UFRN), a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN) e o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB-UFRN), oferecendo cerca de 1.500 atendimentos. No HUOL, serão realizadas cirurgias de otorrinolaringologia, colecistectomias, procedimentos de catarata e tratamentos com Avastin para doenças da retina. Também estão previstos exames como ecocardiogramas, ultrassonografias, densitometrias ósseas, testes ergométricos e angiografias cerebrais.

.

Na MEJC, os serviços incluirão consultas em ginecologia cirúrgica e mastologia, além de ultrassonografias e mamografias com apoio da equipe de enfermagem. Já no HUAB, em Santa Cruz, serão oferecidas cirurgias ginecológicas, pequenos procedimentos cirúrgicos, consultas em endocrinologia e exames laboratoriais. Para Flávia Andreia Pereira, gerente de Atenção à Saúde, “O esforço concentrado – Dia E – proporciona a ampliação do acesso aos serviços e oferece uma resposta rápida, resolutiva e satisfatória às necessidades de saúde do usuário”.

.

O Dia E faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025, vinculado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula em parceria com o Ministério da Saúde, com o objetivo de reduzir filas e o tempo de espera no SUS. Desde o seu lançamento, a iniciativa mobiliza os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh, promovendo mutirões, turnos extras e envolvendo residentes e graduandos na ampliação do atendimento. Criada em 2011, a Ebserh administra atualmente todas as unidades, que atendem pacientes do SUS, apoiam a formação de profissionais de saúde e desenvolvem pesquisas e inovação.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img