Uma equipe de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb) resgatou oito aves silvestres durante uma ação de rotina na tarde de quarta-feira (17), no bairro do Pajuçara, zona norte da capital.
Os pássaros, das espécies galos de campina (4), golinha (1), papa capim (2) e periquito da caatinga (1), estavam sob posse de um homem em uma oficina mecânica na Rua Igaratá. Eles foram encaminhados ao Aquário Natal, onde serão avaliados por veterinários para posterior reintrodução na natureza.
A legislação prevê multas graves para quem captura, comercializa, expõe ou mantém animais silvestres em cativeiro sem autorização, sendo R$ 500 por animal não ameaçado de extinção e R$ 5 mil por animal ameaçado.
“Durante a fiscalização após uma denúncia de poluição sonora em uma conveniência no bairro, encontramos várias aves silvestres em situação irregular. Durante a inspeção, identificamos pássaros em gaiolas no canteiro central e, posteriormente, na oficina mecânica local”, relatou o fiscal ambiental da Semurb, Gustavo Szilagyi.
Ao ser informado sobre o crime ambiental, o responsável pelas aves voluntariamente entregou os animais. “Devido à colaboração e à ausência de resistência à fiscalização, não houve autuação, apenas uma notificação foi emitida”, acrescentou Szilagyi.
A Semurb reforça a importância da conscientização e do respeito à fauna silvestre, destacando que a captura e manutenção desses animais em cativeiro sem autorização é uma infração ambiental.
Para denunciar infrações ambientais, os cidadãos podem entrar em contato com a Ouvidoria da Semurb pelo número (84) 3616-9829, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou através do número 190 do Ciosp nos fins de semana e feriados.
Deixe um comentário