spot_img
spot_img
PolíticaPEC da reforma administrativa é protocolada na Câmara com apoio de dois...

PEC da reforma administrativa é protocolada na Câmara com apoio de dois deputados do RN

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma administrativa foi protocolada na última sexta-feira (24) na Câmara dos Deputados, recebendo 171 assinaturas, o número mínimo exigido para apresentação. Entre os apoiadores, estão dois deputados federais do Rio Grande do Norte: João Maia (PP) e General Girão (PL).

.

A medida, que propõe alterações em mais de 20 artigos da Constituição, tem gerado debates acalorados. Servidores públicos, centrais sindicais e parlamentares de esquerda alertam que parte das mudanças pode representar retrocesso e fragilização do serviço público. A PEC já foi tema de duas audiências públicas promovidas pela Câmara Municipal de Natal e pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

.

Para avançar, a PEC ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que analisará sua admissibilidade, seguida por uma comissão especial antes de chegar ao plenário. Depois, a proposta terá que ser aprovada pela maioria absoluta da Câmara e do Senado, em dois turnos de votação.

.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu a proposta nas redes sociais, classificando-a como PEC da “modernização do Estado”:

.

“O brasileiro atualizou tudo: banco, celular, carro, jeito de trabalhar. Chegou a hora de atualizar também o nosso modelo de Estado, que pode e deve ser muito mais eficiente. O objetivo desta matéria não é cortar direitos, é liberar talentos e valorizar o servidor e os serviços”, afirmou.

.

Principais mudanças propostas

A PEC prevê alterações em diversos pontos da administração pública, incluindo gestão de pessoas, governança, controle, remuneração e limites de gastos. Entre os principais pontos estão:

  • Novas regras para concursos públicos, com medidas para limitar o trabalho remoto;
  • Restrição de benefícios do funcionalismo, como férias de 60 dias, adicionais por tempo de serviço, licenças-prêmio e conversão em pecúnia de afastamentos não usufruídos;
  • Avaliação periódica de desempenho obrigatória, com possibilidade de bônus por resultado para servidores ou órgãos que cumprirem metas;
  • Instituição de teto de gastos para os Poderes Legislativo e Judiciário em estados, municípios e Distrito Federal, a vigorar a partir de 2027, considerando variação da receita e da inflação para conter crescimento desordenado das despesas.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img