spot_img
spot_img
JustiçaPGR deve denunciar Bolsonaro por tentativa de golpe ainda este mês

PGR deve denunciar Bolsonaro por tentativa de golpe ainda este mês

A Procuradoria-Geral da República (PGR) está prestes a formalizar, nos próximos dias, a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe, relacionada aos eventos do 8 de janeiro e outros atos anteriores que, segundo ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), são considerados golpistas. A expectativa é que a acusação seja feita ainda em fevereiro, coincidindo com a retomada dos trabalhos no Legislativo e no Judiciário.

A investigação, até o momento conduzida pela Polícia Federal, já resultou no indiciamento de 40 pessoas, incluindo o próprio Bolsonaro e ex-ministros de seu governo. Entre os indiciados estão figuras como o ex-ministro da Defesa e da Casa Civil, Braga Netto, atualmente preso, o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, e o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier, além de outros generais e oficiais militares. O indiciamento de Bolsonaro foi um dos marcos da investigação, que também apura os atos que antecederam os tumultuados eventos de 8 de janeiro.

Com a aproximação do início do ano eleitoral de 2026, membros do STF têm demonstrado a intenção de acelerar o andamento do caso. Existe a expectativa de que o processo avance de maneira substancial ainda em 2025, a fim de evitar que a discussão sobre as acusações interfira no cenário eleitoral. Para isso, há a possibilidade de o procurador-geral da República, Paulo Gonet, optar por “fatiar” as denúncias, segmentando os casos em diferentes grupos, o que poderia agilizar o julgamento e permitir que o STF se debruçasse sobre as acusações de forma mais rápida.

Após a formalização da denúncia, caberá ao STF decidir se transforma os investigados em réus, dando continuidade ao processo. Em seguida, a Suprema Corte terá que agendar o julgamento de mérito, quando será analisado se o governo Bolsonaro, incluindo o ex-presidente, tentou implementar um golpe no Brasil.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img