spot_img
spot_img
GeralReunião sobre Parque Linear termina sem acordo e Prefeitura e Idema firmam...

Reunião sobre Parque Linear termina sem acordo e Prefeitura e Idema firmam “pacto de silêncio”

A Prefeitura de Natal e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema) definiram um “pacto de silêncio” após a reunião realizada na última quarta-feira (29), mediada pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Ministério Público do Estado (MP-RN), para discutir o projeto do Parque Linear. O encontro reuniu representantes do Idema, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), além das procuradorias do Governo do Estado e da Prefeitura. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), apesar de convidada, não enviou representantes.

.

Segundo o diretor técnico do Idema, Thales Dantas, o encontro, realizado após uma semana de trocas de notas públicas entre Idema e Semurb, demonstrou a “maturidade institucional de ambas as partes”. “O Governo do Estado, desde que foi colocada a nota com o posicionamento oficial do Idema sobre o Parque Linear, caracterizou essa possibilidade de sentar à mesa para dialogar. O Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado tiveram esse papel de mediação. Nós aceitamos o convite, o município também, a gente ficou muito feliz nesse sentido”, disse Dantas, comparando a negociação à diplomacia internacional.

.

Apesar do diálogo, a reunião terminou sem acordo, segundo a procuradora do Estado, Marjorie Madruga, que afirmou que “não houve avanço em nenhum dos pontos”. Ficou definido que haverá uma nova rodada de conversas, também mediada pelo MPF e MP-RN, para tentar dirimir as divergências entre Prefeitura e Governo do Estado. A principal questão envolve a área indicada pelo município para o Parque Linear, localizada às margens da Av. Engenheiro Roberto Freire, em parte da Unidade de Conservação do Parque das Dunas. O Idema considera a área incompatível com a finalidade do parque, pois grande parte está em Zona de Proteção Integral (ZPI), onde são vedadas construções permanentes e atividades de grande fluxo, conforme o Plano de Manejo do Parque.

.

O Idema reforça que continuará o debate técnico com a Semurb e Seinfra, acompanhado pelas procuradorias, mas que até a próxima reunião não haverá novos posicionamentos oficiais.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img