spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
SaúdeComissão de Saúde da Câmara visita obras do Hospital Municipal de Natal;...

Comissão de Saúde da Câmara visita obras do Hospital Municipal de Natal; primeira etapa deve funcionar em janeiro de 2026

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara Municipal de Natal realizou, nesta segunda-feira (6), uma visita técnica às obras do Hospital Municipal de Natal, cuja construção foi retomada no final de setembro após interrupção devido à falta de recursos. Segundo o secretário municipal de Saúde, Geraldo Pinho, a primeira etapa da unidade está prevista para iniciar o funcionamento em janeiro de 2026.

.

O hospital será entregue em duas fases. A primeira etapa funcionará em regime de “portas fechadas”, atendendo apenas pacientes encaminhados por outras unidades da rede municipal. Serão 100 leitos, sendo 90 de enfermaria e 10 de UTI, além de salas de procedimentos, centro de diagnóstico por imagem, farmácia, cozinha e lavanderia. A segunda etapa, já em andamento, incluirá 220 novos leitos, centro cirúrgico e maternidade.

.

“Este hospital municipal está com as obras a todo vapor. É um sonho de todo natalense, sobretudo dos Edis que compõem a Comissão de Saúde, porque vamos ter, com certeza, um desafogamento da rede de saúde, nas UPAs e internações, como nas maternidades ou no Hospital dos Pescadores”, afirmou a vereadora Camila Araújo (União Brasil), presidente da Comissão.

.

Cada quarto de enfermaria terá duas camas, banheiro e lavatório, podendo ser adaptado para um terceiro paciente em situações emergenciais, como ocorreu durante a pandemia de Covid-19.

.

Durante a visita, o engenheiro Rodrigo Medeiros apresentou o sistema de refrigeração por água gelada, que permite climatizar diferentes áreas do hospital a partir de uma única central. Segundo ele, o sistema impede que impurezas presentes no ar circulem pelo hospital, ajudando a prevenir a proliferação de doenças respiratórias.

.

De acordo com Geraldo Pinho, mais de R$ 50 milhões já foram aplicados na primeira etapa da obra, e a segunda fase contará com R$ 110 milhões em investimentos, com conclusão prevista para o segundo semestre de 2027. O secretário informou ainda que contratos temporários de profissionais da saúde serão prorrogados e que novos concursos públicos estão sendo analisados para reforçar a equipe do hospital.

.

“Vamos continuar acompanhando periodicamente, fazendo visitas. Estivemos aqui hoje e, provavelmente, voltaremos perto do final do ano para ver o andamento próximo à inauguração. O diálogo com o secretário é muito estreito, temos acesso a documentos e contratos, então seguiremos de perto essa obra tão importante para o povo de Natal”, declarou Camila Araújo.

.

A visita contou também com a presença dos vereadores Cláudio Custódio (PP), Cleiton da Policlínica (PSDB) e Preto Aquino (Podemos).

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Prefeito de Ielmo Marinho é preso em flagrante ao tentar se desfazer de dinheiro e celular durante operação

O prefeito de Ielmo Marinho,  Fernando Batista Damasceno (MDB),...

Justiça Eleitoral do RN mantém cassação de prefeito e vice de Itaú

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte...

quando a política tem como meta a morte do outro

“O fato é que o afeto é a receitaque...

São Amaranto, ciência política e o governo da Professora Fátima Bezerra

Por Margarida Dias, professora da UFRN Recentemente li um romance...

PGE tenta aprovar acordos para concessão de terrenos da Via Costeira a empresários

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) tenta aprovar junto à...

Agências do INSS fecham de quarta a sexta-feira desta semana

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)...

encontro em Natal debate dignidade e direitos

No mês dedicado à Visibilidade Trans, acontece em Natal...

vereadores votam sobre arquivamento do processo contra Brisa nesta terça (27)

A Câmara Municipal de Natal realiza nesta terça-feira (27)...

Trabalhadores do Mercado da Redinha rejeitam cobrança de couvert artístico

Uma denúncia de cobrança de couvert artístico e de...