Início Atualizações Paulinho Freire fará leitura da mensagem anual e revê críticas por alagamentos

Paulinho Freire fará leitura da mensagem anual e revê críticas por alagamentos

0

O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União), realiza nesta quinta-feira (19), às 9h, a tradicional leitura da mensagem anual do chefe do Executivo na Câmara Municipal. A informação foi confirmada pela Casa legislativa. A solenidade vai ocorrer em um momento em que a Zona Norte da capital ainda sente os efeitos das chuvas da semana passada que, aliadas a uma obra ainda não concluída pela Prefeitura, contribuíram para o extravasamento da lagoa de captação do Jardim Primavera e deixaram 160 famílias desalojadas.

Na leitura da mensagem em 2025, um dos pontos trazidos no discurso do prefeito foi justamente as ações para mitigar o efeito das chuvas. Foram listados trabalhos de limpeza das lagoas de captação e bocas de lobo, o reparo de bombas e a desobstrução da rede de águas pluviais.

O discurso do ano passado ocorreu em 18 de fevereiro, período costumeiramente marcado por chuvas na capital. Paulinho falou na ocasião que o trabalho de desobstrução de galerias seria constante.

Já um dos fatores que favoreceram o transbordamento recente na Zona Norte é a obra da Rua José Luís da Silva. A intervenção segue em andamento, com previsão de conclusão para o mês de abril. Na quarta-feira (11), Paulinho chegou a reconhecer que os alagamentos foram “culpa da Prefeitura”. 

Saiba Mais: “A culpa é da Prefeitura”, reconhece prefeito de Natal sobre alagamentos na Zona Norte

Um dia antes disso, o prefeito atacou a oposição após críticas de parlamentares e protestos da população. No pronunciamento, Paulinho classificou as críticas feitas por deputados e vereadores da oposição como “oportunismo” e aproveitou para elogiar parlamentares aliados por enviar emendas para a infraestrutura do município.

Na noite da quinta-feira (12), voltou a publicar um vídeo nas redes sociais, desta vez atacando a deputada federal Natália Bonavides (PT) e a acusando de fazer “proselitismo político” por ajudar as vítimas dos alagamentos na Zona Norte de Natal. Em resposta, a parlamentar disse que o prefeito “deveria se concentrar em trabalhar para resolver o problema dos alagamentos.”

Saiba Mais: Natália rebate prefeito de Natal e cobra solução para alagamentos

Com a situação ainda não controlada totalmente, uma campanha financeira foi aberta para ajudar os moradores da região do Jardim Primavera, que necessitam de itens como móveis usados, roupas, cobertores, alimentos, além de ração para animais. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) também realizou uma ação solidária na noite da quinta-feira (12) com a distribuição de 1,5 tonelada de alimentos às famílias.

Em outra frente, desta vez do próprio Executivo, a Prefeitura disse que mantém uma força-tarefa ativa na comunidade do Jardim Primavera para assegurar atendimento às famílias afetadas pelas chuvas. A mobilização, coordenada pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), montou um Centro de Atendimento e Acolhimento instalado na Escola Municipal José Frazão, que funciona como base da operação. O local concentra acolhimento, orientação social, cadastros, organização de doações e encaminhamentos.

Desde o início das ações até esta quarta-feira (18), já foram entregues mais de 10 mil refeições, entre café da manhã, almoço e jantar. Também foram realizados 766 cadastros de famílias para monitoramento social e inclusão em políticas públicas. No mesmo período, foram entregues cerca de 500 cestas básicas, realizados 40 serviços de mudança com apoio no transporte de móveis e prestadas mais de 8 mil orientações à população.

Na área da saúde, a força-tarefa já contabiliza 315 atendimentos médicos, além de atendimentos psicológicos e atividades voltadas ao público infantil em espaço lúdico organizado na comunidade. O abrigo provisório instalado na Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação segue em funcionamento, com acolhimento às pessoas que necessitam de suporte temporário.

Fonte: saibamais.jor.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile