O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União), atacou a oposição após críticas de parlamentares e protestos da população em relação aos problemas gerados pelas chuvas em Natal no último final de semana, que deixaram casas alagadas na Zona Norte.
A lagoa de captação do Jardim Primavera, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, transbordou e afetou moradores. Em ato de protesto, moradores interditaram um trecho da Avenida Boa Sorte, próximo ao cruzamento com a Avenida Miguel de Cervantes, neste domingo (8), e também ocuparam a sede da Prefeitura na manhã desta segunda-feira (9).
Em resposta, Paulinho publicou um vídeo nas redes sociais e disse que o transbordo ocorreu devido a uma obra localizada na rua José Luís da Silva, que a situação está sendo priorizada e que o serviço deve ser concluído até abril. Justificou que, das 82 lagoas de captação em Natal, a do Jardim Primavera foi a única a transbordar e informou que as equipes da Prefeitura estão prestando apoio às famílias — 100 delas foram cadastradas e atendidas, segundo a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas).
Saiba Mais: Lagoa de captação transborda após chuvas e moradores protestam em Natal
No pronunciamento, Paulinho classificou as críticas feitas por deputados e vereadores da oposição como “oportunismo” e aproveitou para elogiar parlamentares aliados por enviar emendas para a infraestrutura do município.
“Eu tenho acompanhado nas redes sociais alguns parlamentares da oposição se solidarizando e questionando. Parece oportunismo se aproveitar da dor do povo, só aparecer na época do caos, das chuvas, dos problemas. Quero ver contribuir com solução. Eu pergunto: quem está questionando? Que recursos você, deputado ou deputada federal, você vereador ou vereadora de oposição, destinou para realizar obras de infraestrutura em Natal, para assistência social ou para a Defesa Civil?”, perguntou Paulinho.
“Quero aproveitar e agradecer aqueles parlamentares que mandaram emenda para infraestrutura em Natal, como o senador Styvenson, o senador Rogério Marinho, a senadora Zenaide, os deputados federais Girão, o deputado Gonçalves, a deputada Carla Dickson. É muito cômodo criticar nas redes ao invés de contribuir com resultados efetivos. Nosso trabalho prioriza ações e não discursos de rede social”, continuou.
Oposição reage
O deputado Fernando Mineiro (PT), que no domingo (8) havia se solidarizado com as famílias e criticado os problemas de drenagem e manutenção das lagoas de captação de Natal, voltou às redes sociais nesta segunda e disse que o chefe do Executivo “finalmente apareceu depois de três dias [com] a cidade sofrendo com alagamento”.
Mineiro alfinetou e lembrou que no final de semana o prefeito estava no show de Wesley Safadão bancado pela Prefeitura na Redinha. Afirmou, ainda, que destinou mais de R$ 1 milhão de reais em emendas para a administração da capital.
“Não destinei para a drenagem porque você não nos procurou, não conversou sobre isso, mas estou à sua disposição, viu? Aliás, à disposição do povo de Natal. Mas vamos apresentar projetos consistentes, Paulinho, para resolver essa velha questão que, aliás, vem se repetindo a vários governos, inclusive que você sempre participou e sempre esteve nele. Então não tente desviar a atenção do povo. Apresente propostas concretas e, repito, estou à sua disposição para ajudar no que for possível”, apontou.
Natália Bonavides, deputada federal pelo PT e adversária de Paulinho na disputa pela Prefeitura em 2024, resgatou um vídeo do ano passado com a informação de que a Prefeitura do Natal só cadastrou um projeto de drenagem no PAC, para a Zona Sul.
Antes, também publicou vídeos de protestos de moradores na Zona Norte e disse que a Prefeitura gastou milhões com cachês de shows enquanto “a Natal real segue debaixo d’água”.
Samanda Alves (PT), vereadora de Natal, disse que moradores do Jardim Primavera ocuparam a Prefeitura para cobrar solução para a lagoa de captação que voltou a transbordar, invadindo casas e causando prejuízos.
A parlamentar disse que, no domingo (8), seu mandato enviou ofício à Prefeitura cobrando providências e um plano estruturante para enfrentar os alagamentos recorrentes em Natal, com assistência às famílias atingidas, especialmente na Zona Norte.
Brisa Bracchi (PT) também criticou, ainda no domingo (8), o gasto com shows musicais enquanto a lagoa do Jardim Primavera transbordava.
“O problema não é a chuva, mas a crueldade de uma gestão que nunca teve o povo como prioridade”, afirmou.
Após o protesto na sede da Prefeitura Municipal, nesta segunda, a gestão recebeu moradores do bairro Nossa Senhora da Apresentação para uma reunião.
Segundo o Executivo, desde a última sexta-feira (6) equipes da Prefeitura vêm atuando de forma emergencial para garantir a segurança da população. As ações tiveram início, segundo informou a Prefeitura, após acionamento da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), quando, durante vistoria técnica, foi identificado que o nível da água se aproximava da caixa de energia das bombas da lagoa.
“Diante disso, foram adotadas medidas preventivas, incluindo a articulação com a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) para o desligamento do fornecimento de energia, possibilitando a substituição do equipamento com segurança.”
A Prefeitura disse que a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) foi acionada e realizou o cadastramento das famílias afetadas, com o objetivo de avaliação e encaminhamentos sociais cabíveis. Até a noite deste domingo (8), foram 100 famílias cadastradas e atendidas pelas equipes da secretaria.
A gestão municipal ainda disse que iniciou a instalação de novas bombas de grande potência, adquiridas recentemente, que chegaram na sexta-feira (6) e estão sendo utilizadas tanto no Jardim Progresso quanto em outras lagoas da cidade. Além disso, estão sendo realizadas ações paliativas, como a implantação de novas tubulações, com o objetivo de evitar futuras ocorrências.
“Em paralelo, a Seinfra segue adotando todas as medidas necessárias para garantir o escoamento da água. Uma primeira bomba já foi instalada e, ainda nesta segunda-feira, será implantada uma segunda bomba nova de grande capacidade, reforçando a segurança e acelerando a redução do nível da água da lagoa de captação”, afirmou o Executivo.
Fonte: saibamais.jor.br
