A Operação “DesFarsa”, deflagrada na manhã desta quinta-feira (23), investiga a existência de uma central de fake news que atua para criar, disseminar ou promover notícias falsas sobre autoridades do Rio Grande do Norte, com fins políticos e manipulação da opinião pública. No total, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em Natal, Parnamirim e Lagoa Salgada, no RN, além de Garuva, em Santa Catarina.
As investigações revelaram um esquema que envolve a contratação de serviços de postagens em perfis de redes sociais, sendo que um desses perfis conta atualmente com mais de 20 mil seguidores. As informações são criadas conforme os interesses dos clientes, visando influenciar e formar a opinião pública, além de coagir servidores públicos em suas atribuições funcionais e enfraquecer o prestígio de instituições públicas.
A ação foi realizada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e da Polícia Militar. Quatro promotores de Justiça, 14 servidores do Gaeco/GSI e 20 policiais militares do RN, além de cinco servidores do Gaeco de SC estiveram envolvidos na operação. A operação tem como objetivo desmantelar essa rede de fake news e responsabilizar os envolvidos pelas ações de manipulação e coação.
Deixe um comentário