spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
GeralPrefeitura de Natal realiza primeira audiência pública para discutir requalificação da orla...

Prefeitura de Natal realiza primeira audiência pública para discutir requalificação da orla de Ponta Negra

A Prefeitura de Natal inicia uma nova fase do processo de requalificação da orla de Ponta Negra com a realização da primeira audiência pública, marcada para a próxima sexta-feira (31), a partir das 9h, no Praiamar Natal Hotel & Convention. O encontro será uma oportunidade para que a população, instituições e entidades participem do debate sobre o projeto de urbanização e paisagismo da praia.

.

A iniciativa é organizada pela Secretaria Municipal de Parcerias, Concessões, Empreendedorismo e Inovação (Sepae), responsável pela coordenação técnica do Grupo de Trabalho (GT) criado para conduzir o processo. Segundo o titular da pasta, Arthur Dutra, o encontro inaugura a fase de escuta popular, que antecede o concurso nacional de projetos que definirá o novo desenho urbano da orla.

.

“Com a conclusão da obra da engorda, naturalmente surge a necessidade de requalificar a orla para que ela também aproveite esse momento de mudança de Ponta Negra. A obra da engorda, além dos elementos que a gente já verificava, tem a função de defesa da nossa praia. Com ela, conseguimos salvar todo o calçadão e o Morro do Careca e agora vamos dar um melhor cuidado para a nossa orla”, afirmou Dutra em entrevista ao programa Tribuna Livre, da Jovem Pan News Natal.

.

O concurso será conduzido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), entidade com mais de 80 anos de experiência em projetos urbanísticos. Dutra destacou que a escolha do instituto visa garantir qualidade e exequibilidade ao resultado final. Entre os trabalhos anteriores do IAB citados pelo secretário estão o plano urbanístico de Brasília, a orla de Fortaleza e o Centro Administrativo de São Paulo.

.

O GT, formado por representantes de 11 secretarias municipais, definiu oito premissas obrigatórias que servirão de base para o edital, incluindo ampliação da caminhabilidade, respeito à topografia, uso de materiais sustentáveis, aumento das áreas verdes e acessibilidade universal.

.

“A ideia é que a gente tenha uma orla verde, bem arborizada, para melhorar a experiência dos turistas e dos atletas, com uma área confortável de se caminhar”, afirmou o secretário.

.

A audiência pública permitirá que os participantes se manifestem oralmente ou por escrito, reforçando o compromisso da Prefeitura de Natal com transparência e colaboração. Dutra ressaltou:

.

“A prefeitura está fazendo esse processo para ouvir, para ter algumas visões. Sabemos que nessas ocasiões muita gente tenta polemizar, debater, criticar. Tudo bem, a gente vai estar ali para escutar tudo.”

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Prefeito de Ielmo Marinho é preso em flagrante ao tentar se desfazer de dinheiro e celular durante operação

O prefeito de Ielmo Marinho,  Fernando Batista Damasceno (MDB),...

Justiça Eleitoral do RN mantém cassação de prefeito e vice de Itaú

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte...

quando a política tem como meta a morte do outro

“O fato é que o afeto é a receitaque...

São Amaranto, ciência política e o governo da Professora Fátima Bezerra

Por Margarida Dias, professora da UFRN Recentemente li um romance...

PGE tenta aprovar acordos para concessão de terrenos da Via Costeira a empresários

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) tenta aprovar junto à...

Agências do INSS fecham de quarta a sexta-feira desta semana

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)...

encontro em Natal debate dignidade e direitos

No mês dedicado à Visibilidade Trans, acontece em Natal...

vereadores votam sobre arquivamento do processo contra Brisa nesta terça (27)

A Câmara Municipal de Natal realiza nesta terça-feira (27)...

Trabalhadores do Mercado da Redinha rejeitam cobrança de couvert artístico

Uma denúncia de cobrança de couvert artístico e de...